Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de maio de 2016

2º Ano - E.E. Manuel Carneiro das Neves - Aula de 28/04/2016

Fonte: Vide rodapé

“A DIMENSÃO HUMANA DA CORPOREIDADE" *

O homem de hoje cultua o corpo, não difere muito do homem “grego” em tempos remotos, a ginástica era um hábito que fazia parte da cultura grega. Nos dias de hoje são criados padrões de beleza que de certa forma frustra o ser humano que não se enquadra no perfil desejado. A mídia dita a regra, determina o que é bonito e o que é feio; mas qual o parâmetro para se definir tais padrões? Se pensarmos de forma racional, vamos verificar que são questões relativas, comparativas e que atendem a determinados interesses.
Hoje em dia e em função de um “capitalismo selvagem”, o qual é motivado pela “Indústria Cultural”, a qual está a serviço dele, transformou o próprio corpo em objeto de consumo, nada escapa ao poder do capital. A indústria cultural vende imagens, vende conceitos e desta forma produz os indivíduos mecânicos, estereotipados, anabolizados e siliconados; “o ser objeto irracional” que quer consumir, que consome e é consumido.

Por: João José da Silva – J.J.
Professor de Filosofia

Leitura complementar: *Livro didático, página 95 e 96 – Silvio Gallo, PNLD 2014.

O Homem Transcendental: Imagem/Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjJzbC03rzMAhXMHR4KHXZnBAgQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fwww.amigosdavidaeterna.org.br%2Fp%2Fcentro-de-terapias-holisticas.html&psig=AFQjCNEcR1cUNbeG-IOP0LNeB8NnUZLKjQ&ust=1462324592056246



Nenhum comentário:

Postar um comentário