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terça-feira, 31 de maio de 2016

1º ANO – IEEJF / ESCOLA NORMAL - O caráter crítico / Escola Filosóficas



O CARÁTER CRÍTICO
Segundo Marcondes, “um dos aspectos mais fundamentais do saber que se constitui nas primeiras escolas de pensamento é o seu caráter crítico. Isto é, as teorias ai formuladas não o eram de forma dogmática”, ou seja, “não eram verdades absolutas ou definitivas, eram possíveis outras propostas, as quais podiam ser discutidas, argumentadas e questionadas”. O diálogo prevalecia. “As ideias de um filósofo estavam sempre abertas à discussão. Exemplo disto está na própria Escola de Mileto, onde Anaximandro e Anaxímenes não aceitaram a ideia proposta por Tales, sendo a água como arque, e postularam o “apeíron” e o “ar”, respectivamente.” Desta forma, “tinha como exigência que as novas propostas, novas ideias, tinham que ser justificadas, explicadas e fundamentadas por seus autores” (2010, p. 27).

Escolas Filosóficas
ESCOLA JÔNICA
Escola de Mileto
A Escola Jônica é acrescida de mais dois filósofos, que juntamente com os filósofos da Escola de Mileto a constituiem.
Tales (fl. c. 585 a.C.)
Anaximandro (c. 610-547 a.C.)
Anaxímenes (c. 585-528 a.C.)
Xenófanes de Colofon (c. 580-480 a.C.)
Heráclito de Éfeso (c. 500 a.C.

“Tales de Mileto, é desde a Antiguidade visto como o precursor da visão de mundo e do estilo de pensamento que entendemos como Filosofia. São características desta forma de pensar: Primeiro o seu modo de explicar a realidade natural a partir dela mesma, ou seja, a “physis” (natureza), sem referência ao sobrenatural e ao mistério, formulando a arque como sendo a água. Segundo, a crítica, onde outros pontos de vista podem ser apreciados e avaliados”, conforme Marcondes. (2010, p. 31)
Por: João José da Silva – J.J.
Professor de Filosofia


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