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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Filosofia - Resumo 1º Ano/2º Ano / 2016


Filosofia
Filosofia pode ser traduzida como amor ou amizade pelo saber; também como pensamento racional ou modo de vida ou de trabalho pelo senso comum. Teve início por volta do séc. VI a.C.; Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, seus discípulos Anaximandro e Anaxímenes compõem a Escola de Mileto, postulavam como arché a água, o apeíron (indefinido) e o ar como princípios, respectivamente; Heráclito de Éfeso e Xenófanes de Colofon, compuseram com os primeiros, a Escola Jônica, e postularam o fogo e a terra como arché, respectivamente, estas escolas tinham como referência a “physis”, ou natureza como fonte de estudos e pesquisas.
Tivemos também no período pré-socrático a Escola Italiana, com uma visão mais abstrata, menos voltada para a natureza, o que prenuncia o surgimento da lógica e da metafísica. São representantes desta escola, Pitágoras de Samos que postulou como arque o número, Filolau de Crotona, e a escola pitagórica. Houve neste período também a Escola Eleática composta por Parmênides e Zenão de Eléia, e também Melisso de Samos. Pitágoras criou a “tetractys”, que é a soma dos 4 primeiros algarismos, formando a perfeição representada por um triângulo.
Na segunda fase do pensamento pré-socrático, a qual também é conhecida por fase pluralista, inclui os seguintes filósofos: Anaxágoras de Clazômenas, o qual postulou as homeomerias (multiplicidade de coisas) como arché e Empédocles de Agrigento que defendeu a “teoria dos 4 elementos”, Terra, água, ar e fogo. A Escola Atomista é representada por Leucípo e Demócrito de Abdera, os quais difundiram a ideia do ÁTOMO. Com estas escolas e pensadores, ocorrem então debates sobre suas teorias, e o primeiro embate dialético neste sentido foi entre as escolas que postulavam o movimento, ou mobilistas e os monitas, que pregavam que o movimento era aparente, podendo ser traduzido nas teses de Heráclito e Parmênides, para o primeiro, o movimento é fundamental para a existência, para o segundo o movimento é aparente.
No período Clássico tivemos três grandes filósofos que mudam a forma de fazer filosofia, Sócrates é considerado o iniciador deste período, e postula que é a partir do homem que a realidade pode ser entendida, tem outros paradigmas que vão determinar a existência, com bases na razão, na moral e na ética. Neste período aparecem também os sofistas, aos quais Sócrates, Platão e Aristóteles combateram violentamente, os sofistas mais famosos são: Górgias que disse, “o logos é o grande senhor” e Protágoras que postulou que, “o homem é a medida de todas as coisas; das que são como são, e das que não são, como não são”. Platão defendeu a dualidade, corpo e alma, o mundo das ideias; já Aristóteles dizia que a realidade estava aqui presente, corpo e alma formando uma só unidade; neste período floresce em Atenas a democracia.
Ocorrem neste período as conquistas de Alexandre da Macedônia, o qual vai promover um intercâmbio cultural, o qual ficou conhecido como “helenismo”, que é a fusão de cultas dos povos conquistados, e do qual somos herdeiros, pois todo o ocidente será influenciado pelo helenismo, e principalmente com o advento do Cristianismo. Não podemos deixar de citar outras correntes filosóficas, como o Estoicismo que é voltado para uma questão ética e moral que influenciará o Cristianismo; o epicurismo que é uma corrente que visa a vida em sua realidade, para ser bem vivida e o ceticismo que nega uma verdade pura e acabada, ou seja, não podemos conhecer a verdade.
             2º Ano 
E por fim, chegamos à Filosofia Medieval, a qual tem em Stº Agostinho seu maior expoente o qual traz o platonismo para dentro da Igreja, seguido pensadores como Stº Anselmo, iniciando o período da Escolástica; Stº Tomás de Aquino, o qual traz o aristotelismo para dentro da Igreja. Outro representante da Filosofia Medieval é Guilherme de Ockham, muito importante, pois desenvolveu estudos no campo da lógica, da metafísica e da teoria política.
João José da Silva - Professor
Bel. Filosofia - UFJF

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