Powered By Blogger

domingo, 4 de setembro de 2022

      

          

          FILOSOFIA : AVALIAÇÕES 3º BIMESTRE 

Textos para as avaliações do Ensino Médio Regular e EJA 3º bimestre 2022

                    1º ANO REG ENSINO MÉDIO

                   A Filosofia surge no séc. VII/VI a. C. com Tales de Mileto, o qual propôs a água como arqué, ou seja, o primeiro princípio, com isto rompendo com o pensamento mitológico. Mileto na região da Jônia, na Grécia a qual se localiza na Ásia Menor. A partir do pensamento de Tales o homem passou a questionar a origem de todas as coisas, e aos poucos as explicações mitológicas foram perdendo espaço. A Escola de Mileto foi formada por Tales e seus discípulos: Anaximandro e Anaxímenes, os quais propuseram como arque o Ápeiron (indefinido, ilimitado) e o Ar, respectivamente. Logo em seguida é formada a Escola Jônica, a qual é acrescida de mais dois filósofos, Heráclito de Éfeso e Xenófanes de Colofon, os quais postulam o Fogo e a Terra como arque, respectivamente. Filosofia, literalmente pode ser traduzida como “Amor à Sabedoria”; hoje existem várias interpretações para este termo, que em muitos casos se confunde com a forma de pensar e até mesmo com ideologias; porém, a Filosofia tem como característica mais importante o questionamento, e divide-se em quatro períodos: Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; porém, tais períodos não se igualam à divisão dos períodos históricos; e ainda a Filosofia Antiga se divide em dois períodos, a saber: Pré-Socráticos e Clássica, onde esta última tem início com o pensamento de Sócrates o qual volta o pensamento filosófico para a Ética e Moral, para a Política e Cidadania, tendo como pano de fundo o fortalecimento da Polis e da Democracia.

                2º ANO REG ENSINO MÉDIO

                FILOSOFIA MEDIEVAL: Segundo Danilo Marcondes: " A FILOSOFIA MEDIEVAL: Corresponde ao período histórico que ai do final do Helenismo (sécs. IV-V) até o Renascimento, aproximadamente dez séculos. Neste contexto, helenístico, surge a Filosofia Cristã, pois o Helenismo fornece o pano de fundo político e cultural que permite a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega, o que tornará possível mais tarde o surgimento de uma Filosofia Cristã. O primeiro representante dessa tradição que se inicia é Filon de Alexandria, também conhecido como o Judeu (25 a.C. – 50 d.C.), helenizado, produziu uma série de comentários ao Pentateuco, aproximando-o da Filosofia grega, principalmente o platonismo; este pensador aproxima a cosmologia platônica contida em Timeu e a narrativa da criação do mundo no Gênesis; em Timeu o demiurgo (artífice), olhando para as ideias que lhe servem de modelo, organiza a matéria e dá origem a todas as coisas, Filon em sua interpretação comparando à narrativa do Gênesis, afirma ser Deus o Criador do Cosmo, tendo estas ideias em Sua mente e não fora dela." (MARCONDES, 2010).

                    3º ANO REG ENSINO MÉDIO

                     FILOSOFIA MODERNA: Segundo Danilo Marcondes: "O pensamento de Descartes tem como pano de fundo as grandes transformações no mundo europeu dos sécs. XVI-XVII, ele pretende fundamentar a possibilidade do conhecimento científico (da Nova Ciência) encontrando uma verdade inquestionável e refutando o ceticismo. Adota uma posição racionalista: toma a razão como ponto de partida do processo de conhecimento, enfatizando a necessidade do método para “bem conduzir esta razão” em sua aplicação real. Encontra no próprio pensamento a verdade que não pode ser posta em questão pelo cético, já que duvidar é pensar e a dúvida pressupõe o pensamento (argumento do cogito).O argumento do cogito o coloca diante do solipsismo, um idealismo radical que significa o isolamento da consciência (interioridade) em relação ao mundo exterior. Descartes recorre à existência de Deus para garantir a correspondência entre o pensamento e o real no processo de conhecimento, retomando alguns pressupostos do realismo escolástico." (MARCONDES, 2010).

João J. Silva J.J. - Bel. Filosofia

Professor






Nenhum comentário:

Postar um comentário