Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de abril de 2019

E.E. MARIA ELBA BRAGA


FILOSOFIA

REVISÃO PARA A PROVA DO PRIMEIRO BIMESTRE 2019

A Filosofia (φιλοσοφία) surge na Grécia Antiga, na região da Jônia, Ásia Menor, na cidade de Mileto, no fim do século VII e início do século VI a. C., com Tales de Mileto, o qual propõe a água como principio universal de todas as coisas, arque, ou seja, dela todas as coisas da natureza e a realidade humana surgem. Com o advento da Filosofia, ocorre uma ruptura com a Mitologia e suas explicações começam a serem questionadas, há também com isto o fim da causalidade, que não explica de forma clara, mas aponta somente para causa e efeito; tudo que existe emergiu de um princípio único.
A palavra filosofia tem em sua etimologia “Filo” que significa amor, e “Sophia”, que significa sabedoria, porém a palavra filósofo surgiu antes das mesma (Filosofia), cunhada por Pitágoras de Samos, o qual ao ser chamado de sophos (σοφός), respondeu:  “Não sou um sábio, sou apenas um filósofo”, ou seja, amante do saber, portanto Filosofia pode ser traduzida como “Amor à sabedoria”. Porém, no período mitológico, o qual antecede à razão, as narrativas são reforçadas por poetas e rapsodos, os mais famosos são Homero e Hesíodo, aos quais são atribuídas as obras Ilíada e Odisséia, e Teogonia.
A Filosofia em seu princípio é cosmológica, ou seja, uma “Cosmologia”, que vem a ser o estudo científico da evolução universal; e pode ser entendida ou traduzida como “organização racional do mundo” ou algo que expresse esta harmonia e ordem dada pelo Logos, Razão...

J. J. – Professor - Bel. Filosofia

Observação: Estudar páginas 33 e 34 do livro didático.


Nenhum comentário:

Postar um comentário