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segunda-feira, 16 de abril de 2018

E. E. Pe. FREDERICO VIENKEN - SVD


CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE 2018 - Ensino Médio

Ano letivo 2018 – Filosofia.
Livro didático (LD): FILOSOFANDO: Introdução à Filosofia/Ensino Médio/ Mª Lúcia de Arruda Aranha; Mª Helena Pires Martins; Moderna; 6ª ed.; SP; 2016.
Complementar: Iniciação à História da Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein – Danilo Marcondes – 13ª Edição; Zahar; 2010.
1º Bimestre
1º ANO ENSINO MÉDIO
20/02 – 27/02/18: Conteúdo: Apresentação/Introdução à Filosofia
(1) Filosofia: Amor à Sabedoria; 1º filósofo: Tales de Mileto; séc. VII/VI a.C.; arque: água. O Termo filósofo foi dito pela primeira vez por Pitágoras de Samos, que quando o chamaram de SÁBIO, ele disse: “Não sou um sábio, sou apenas um amante do saber”; FILÓSOFO: Amigo do Saber.
(2) Tales um dos sete sábios da Grécia Antiga, é considerado o primeiro filósofo, além de matemático, era também astrônomo e geógrafo. A filosofia pré-socrática é conhecida também como PHYSIS, ou NATUREZA, os primeiros filósofos eram estudantes pesquisadores da natureza, portanto, PHYSIÓLOGOS. J.J.
(3) “Antecedendo ao advento da filosofia temos um período onde o conhecimento era revelado pelos deuses, ou seja, o período mitológico rico em lendas e fábulas que eram passadas de geração em geração; não havia um questionamento em relação aos mitos e os deuses, eram inquestionáveis, um período dogmático. Quando surge a filosofia por volta do séc. VII/VI a.C. as verdades até então firmadas foram colocadas em “xeque”, dúvida.” J.J. Livro didático: pg. 21-30.

06/03 – (4) O Mar Mediterrâneo
            “O Mar Mediterrâneo era o “Centro Comercial” do “Mundo Antigo”; várias culturas se entrelaçavam nos portos onde o comércio mercantil (mercantilismo) era realizado, diversas regiões do Mundo conhecido até então se comunicavam naquele espaço geográfico. Várias culturas e vários povos em intercâmbio proporcionou a abertura para uma forma diferente de pesar e ver o mundo; Pérsia, Macedônia, Fenícia, Egito, Magna Grécia (Itália), além das ilhas mediterrâneas (Creta, Sicília, Córsega, etc.), dentre outros povos tiveram seus conhecimentos e culturas compartilhados, abrindo assim o espaço para o NOVO.” J.J. Vide mapa pg. 29 Livro didático.  

20/03 – 27/03/18 – (5) Tales de Mileto
            “Tales ao propor água como arque, ou princípio de tudo o que existe, vai além de uma simples suposição, esta proposta faz com que o “senso comum” dê lugar à racionalização, saímos do mundo das opiniões, doxa, e entramos no mundo da razão, logos. Esta ideia de princípio único nos remete ao fim da causalidade que possui um caráter regressivo”.
Ex.: Fenômeno 1 Causa > Fenômeno 2 Efeito = F2 Causa > Efeito...n(x): E assim sucessivamente e infinitamente, ou seja, o efeito de uma causa se torna a causa de outro efeito...
            Surge então ao longo desta filosofia os pressupostos da substância.
            (6) Tales teve dois discípulos, Anaximandro e Anaxímenes, o primeiro propôs o apeíron/Indeterminado/Indefinido como arché, o segundo propôs o AR. Uma das características da Escola de Mileto composta por estes três filósofos era a liberdade de contestar e mostrar outras possibilidades, ou seja, não tinham restrições para o “pensar diferente”; a estes filósofos se somaram também, Heráclito de Éfeso e Xenófanes de Colofon, para aquele o fogo era o princípio de tudo, e para este a terra.”

03/04 – (7) Filosofia & História – Periodização
História
Pré
Homem =/- 500.00 a
4.000 a.C.
Antiga
Antiguidade
Escrita – 476 d.C. :
Queda do Império Romano do
Ocidente: Roma é conquistada
por Odoacro dos Hérulos.
Medieval
476 – 1453
Queda do Império
Romano do Oriente:
Constantinopla é conquistada
Por Maomé II (Turcos Otomanos)
Moderna
1453 1789
Revolução Francesa por
Napoleão
Bonaparte

Contemporânea
1789
Revolução Francesa aos dias atuais.
Alguns historiadores defendem datas como 1945 (II Guerra) e
1969 (chegada à Lua)

Filosofia

Séc. VII a.C. Tales de Mileto c. 585 a.C. Arché: Água / Escola de Mileto/Escola Jônica
Sofistas/Filosofia Clássica: Sócrates, Platão e Aristóteles.
354 – 1596
Sto. Agostinho
Fé x Razão
Patrística
Escolástica
Nominalismo
1596
René Descartes
Racionalismo
Cogito:
Penso, logo, existo.
+/- 1770 Hegel
Marx, Husserl, Nietzsche, Heidegger, Sartre; Círculo de Viena; Escola de Frankfurt…


Questões para a prova
1)      Defina filosofia:
2)      Literalmente o que significa filósofo?
3)      Qual o primeiro filósofo?
4)      Qual arché ele propôs?
5)      Em que século surge a filosofia?
6)      O que significa Physis?
7)      Quais os filósofos faziam parte da Escola de Mileto?
8)      Quais os filósofos que integraram com Tales, Anaximandro e Anaxímenes e constituíram a escola Jônica?
9)      Qual arché foi proposta por Heráclito de Éfeso?
10)  Qual arché foi proposta por Xenófanes de Colofon?
11)  Quais os povos comerciavam no Mar Mediterrâneo?
12)  O como se define o período que antecede a filosofia?
13)  O que significa DOXA?
14)  O que significa LOGOS?
15)  De que se compõe a mitologia?
16)  Com o advento da filosofia, o que acontece com as verdades até então inquestionáveis?
17)  O que era o mar mediterrâneo no Mundo Antigo?
18)  Data provável da pré-história (início/fim)?
19)  Data inicial da Filosofica?
20)  Stº Agostinho, é um filósofo de que período da Filosofia?
21)  René Descartes é de que período da Filosofia?
22)  Quando se inicia a Filosofia Contemporânea?
23)  Quais os filósofos clássicos?
24)  Quem conquistou Roma?
25)  Quem conquistou Constantinopla?



2º ANO ENSINO MÉDIO
20/02 – 27/02/18: Conteúdo: Apresentação/Resumo: Filosofia Medieval
(1) Filosofia/História
Pré-Socrática
VII/VI a.C. Nascimento da Filosofia com Tales de Mileto
- Escola de Mileto - Escola Jônica - Escola Italiana – Eleatas- Monistas – Mobilistas – Escola Pitagórica.
Filosofia Clássica
Sócrates, Platão e Aristóteles.
Filosofia Medieval
Helenismo – Filosofia Cristã – Patrística – Escolástica
(Livro didático pg. 114-118)

06/03 – 13/03 – (2) Introdução Filosofia Medieval
            Posteriormente à Filosofia Clássica e com a fusão das culturas Grega e Oriental, o que originou o período conhecido como “helenismo”, que durou do séc. III a.C. até o séc. III d.C., as correntes filosóficas que se destacaram foram o Estoicismo, o epicurismo, e o ceticismo. No séc. II d.C. como o crescimento do Cristianismo, e este combatendo o politeísmo Greco-romano, é possível entender o porque da mesma ter sido perseguida. (LD pg. 112/113).

20/03 – (3) Idade Média
            Segundo Danilo Marcondes, “durante muito tempo a Idade Média foi conhecida como a ‘Idade das Trevas’, um período de obscurantismo e ideias retrógradas, marcado pelo atraso econômico e político do feudalismo, pelas guerras religiosas, pela “peste negra” e pelo monopólio restritivo da Igreja nos campos da educação e da cultura. Entretanto, a arte gótica com suas catedrais, a poesia lírica dos trovadores e a obra dos filósofos de grande originalidade como Pedro Abelardo, São Tomás de Aquino, Stº Agostinho e Guilherme de Ockham, mostram o quão errônea é esta imagem.” (MARCONDES, 2010, p. 105).

27/03 – (4) Quadro Sinóptico
- Transição do helenismo para o cristianismo: o pensamento filosófico cristão surge no contexto do helenismo.
- O pensamento de Stº Agostinho (354-430) representa, no contexto do cristianismo, a primeira grande obra filosófica desde a Antiguidade clássica, abrindo o caminho para o desenvolvimento da filosofia medieval e aproximando o cristianismo do platonismo.
- Stº Anselmo de Canterbury (1033-1109) é um dos iniciadores da escolástica e formulador do célebre argumento ontológico, que ilustra o estilo medieval de filosofar e o tratamento de questões aproximando a teologia da filosofia ao investigar racionalmente os fundamentos da fé cristã.
- A presença dos árabes na Península Ibérica traz um novo conhecimento da filosofia e da ciência gregas, sobretudo de tradição aristotélica, para a Europa Ocidental.
- A filosofia de S. Tomás de Aquino (1224-74) representa uma aproximação entre o cristianismo e o aristotelismo, assim  como Stº Agostinho representou a aproximação com o platonismo, trazendo com isso a abertura de um novo caminho para o desenvolvimento da escolástica.
. Guilherme de Ockham (c. 1300-50) é o pensador mais representativo o final da escolástica, autor de uma obra original e controvertida pelas posições que assume na filosofia, na teologia e na política.” (MARCONDES, 2010, p. 135, 136).

03/04 – (5) Filosofia & História – Periodização
História
Pré
Homem =/- 500.00 a
4.000 a.C.
Antiga
Antiguidade
Escrita – 476 d.C. :
Queda do Império Romano do
Ocidente: Roma é conquistada
por Odoacro dos Hérulos.
Medieval
476 – 1453
Queda do Império
Romano do Oriente:
Constantinopla é conquistada
Por Maomé II (Turcos Otomanos)
Moderna
1453 1789
Revolução Francesa por
Napoleão
Bonaparte

Contemporânea
1789
Revolução Francesa aos dias atuais.
Alguns historiadores defendem datas como 1945 (II Guerra) e
1969 (chegada à Lua)

Filosofia

Séc. VII a.C. Tales de Mileto c. 585 a.C. Arché: Água / Escola de Mileto/Escola Jônica
Sofistas/Filosofia Clássica: Sócrates, Platão e Aristóteles.
354 – 1596
Sto. Agostinho
Fé x Razão
Patrística
Escolástica
Nominalismo
1596
René Descartes
Racionalismo
Cogito:
Penso, logo, existo.
+/- 1770 Hegel
Marx, Husserl, Nietzsche, Heidegger, Sartre; Círculo de Viena; Escola de Frankfurt…





Questões para a prova
1)      Qual filosofia antecede à medieval?
2)      O que originou o “helenismo”?
3)      Quanto tempo ele durou?
4)      Quais correntes filosóficas se destacaram neste período?
5)      O que o cristianismo em crescimento combatia?
6)      Durante muito tempo como ficou conhecida a Idade Média?
7)      O que marcou negativamente a idade média para ficar conhecida desta forma?
8)      Por outro lado, o que se destacou na Idade Média?
9)      Quais filósofos se destacaram na Idade Média?
10)  Em que contexto surge o pensamento filosófico cristão?
11)  O que representa o pensamento de Stº Agostinho no contexto do Cristianismo?
12)  Quem foi um dos iniciadores da escolástica?
13)  O que formulou Stº Anselmo de Canterbury?
14)  O que investiga a filosofia  de Stº Anselmo de Canterbury?
15)  O que representa a filosofia de S. Tomas de Aquino?
16)  Qual o pensador mais representativo do final da escolástica?
17)  Quando surge a Filosofia?
18)  Qual o período da Idade média? de... a...
19)  Qual filósofo inicia a Filosofia Moderna?
20)  O que diz o cogito de René Descartes?
21)  Quando ocorre a Revolução Francesa?
22)  De que Idade ela marca o fim? E qual tem início após ela?
23)  Que promoveu a Revolução Francesa?
24)  Qual filósofo teoricamente é o iniciador da Filosofia Contemporânea?
25)  Cite pensadores contemporâneos:

3º ANO ENSINO MÉDIO

20/02 – Apresentação/Resumo da História da Filosofia
27/02 – Introdução à Filosofia Contemporânea

06/03 – Filosofia Contemporânea
            A Filosofia contemporânea tem início em data indefinida, pois depende do autor que tem como referência determinadas formas de pensar relacionadas a um determinado filósofo, porém, o pensamento de Hegel é tido como marco inicial desta filosofia, ou seja, final do séc. XVIII. LD. P. 121
 (devido também à proximidade em que vivemos dela, fica difícil determinar).


13/03 – A crise da Razão
            “As primeiras fissuras da crise da razão surgiram com o ceticismo de Hume e, no séc. XVIII, torna-se mais agudas com o criticismo de Kant, que abalou a metafísica. Porém, a partir do final do século XIX, os “mestres da suspeita” – Marx, Nietzsche e Freud – introduziram elementos de desconfiança na capacidade humana de conhecer a realidade objetiva e de ter acesso transparente a si mesmo.” LD p. 141

20/03 – Hegel (1770 – 1831)
            “Nasceu e viveu em um período importante da História, o qual abrangeu o fim do feudalismo e o surgimento (fortalecimento) da burguesia. Hegel com seu pensamento critica as concepções liberais. Ele tem uma concepção de Estado que rejeita as teses contratualistas que vigoraram nos dois séculos anteriores, onde para ele o estado é constituído por indivíduos.” LD p. 275.

27/03 – A ruptura com a tradição
Quadro sinóptico
- O pensamento contemporâneo resulta de uma tentativa de encontrar respostas à crise do projeto filosófico da modernidade.
- Suas principais correntes visam seja atualizar o racionalismo e o fundacionalismo característicos da filosofia moderna, seja romper com esta tradição em direção a novas alternativas a partir da influência de filósofos como Heidegger e Wittgenstein.
- Um dos aspectos centrais dessa crise é o questionamento da subjetividade como ponto de partida da tentativa de fundamentação do conhecimento e da ética.
- A linguagem passa a ser vista, em diferentes perspectivas, como uma alternativa para reflexão filosofica.
(MARCONDES, 2010, p. 279)

03/04 – Atividade
            Quem sou eu?
Questões para a prova
1)      Qual o pensador é tido como marco inicial para a Filosofia Contemporânea?
2)      Em que século isto ocorre?
3)      O que é provocado com o ceticismo de Hume?
4)      O que tornou essa crise mais aguda?
5)      O que abalou o criticismo de Kant?
6)      Quais eram os “mestres da suspeita”?
7)      O que eles introduziram?
8)      Em que período da história viveu Hegel?
9)      O que Hegel critica com seu pensamento?
10)   O que é rejeitado por Hegel?
11)Para Hegel o Estado é constituído de que?

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