3º ANO
FILOSOFIA MODERNA
Conceito de Modernidade: Ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o
novo. Rejeição à autoridade institucional.
Principais causas: Grandes transformações no mundo europeu dos sécs.
XV-XVI, como a descoberta do Mundo Novo (Américas); surgimento de importantes
núcleos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália (Florença);
desenvolvimento de atividades econômica, sobretudo mercantil e industrial.
Humanismo renascentista: Importância das artes plásticas, retomada do ideal
clássico Greco-romano em oposição à escolástica medieval, valorização do homem
enquanto indivíduo, de sua livre-iniciativa e de sua criatividade.
Reforma protestante: Crítica à autoridade institucional da Igreja,
valorização da interpretação da mensagem divina nas Escrituras pelo indivíduo,
ênfase na fé como experiência individual.
Revolução científica: Rejeição do modelo geocêntrico de cosmo e sua
substituição pelo modelo heliocêntrico, noção de espaço infinito, visão da
natureza como possuindo uma “linguagem matemática”, ciência ativa x ciência o contemplativa antiga.
Redescoberta do ceticismo: A oposição entre o antigo e o moderno suscita a
problemática cética do conflito das teorias e da ausência de critério
conclusivo para a decisão sobre a validade destas teorias. (MARCONDES, 2010, p. 162).
Trabalhos do bimestre:
História da Filosofia: Períodos: Pré-Socrático; Clássico; Medieval; Moderna e Contemporânea.
Observação: INDIVIDUAL e MANUSCRITO!
2ª ANO
Neopitagorismo: “A
escola pitagórica foi uma das mais destacadas escolas filosóficas do período
pré-socrático, tendo inclusive influenciado o pensamento de Platão e o
desenvolvimento do platonismo. Pitágoras foi o fundador da escola, mas as
principais obras pitagóricas, de que nos chegaram fragmentos, foram de seu
discípulo Filolau de Crotona (séc. V a.C,). O pitagórico Arquitas de Tarento,
amigo de Platão, foi provavelmente responsável por seu contato com essa
doutrina. No início da Academia houve uma aproximação entre o platonismo e o
pitagorismo.” (MARCONDES, 2010, p. 89). O que podemos dizer que há de comum em
ambas as escola é a valorização da matemática e também a questão da alma.
Neoplatonismo e a filosofia de Plotino: "O neoplatonismo parece ter se originado em
Alexandria no início do séc. III com Amônio Sacas, filósofo do qual pouco
sabemos, exceto que foi mestre de Plotino. É possível que tenha sido mestre
também do filósofo cristão Orígenes e até mesmo que tenha sido cristão, embora
não haja evidências claras para tais hipóteses. [...] Na verdade o principal
representante da escola neoplatônica foi Plotino (205-270), que após ter
passado cerca de onze anos em Alexandria com Amônio, fixou-se em Roma, onde
fundou sua escola (em 244) de grande influência e repercussão." (MARCONDES,
2010, p. 90).
Trabalhos do bimestre:
Mito ou alegoria da caverna:
- Descrever o mito da Caverna
- Responder: Qual a relação do mito ou alegoria da caverna com o filme MATRIX?
Observação: INDIVIDUAL e MANUSCRITO!
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