Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2016

E.E. Manuel Carneiro - Aula de 27 de Outubro - 2º e 3º Ano

3º ANO

FILOSOFIA MODERNA
Conceito de Modernidade: Ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo. Rejeição à autoridade institucional.
Principais causas: Grandes transformações no mundo europeu dos sécs. XV-XVI, como a descoberta do Mundo Novo (Américas); surgimento de importantes núcleos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália (Florença); desenvolvimento de atividades econômica, sobretudo mercantil e industrial.
Humanismo renascentista: Importância das artes plásticas, retomada do ideal clássico Greco-romano em oposição à escolástica medieval, valorização do homem enquanto indivíduo, de sua livre-iniciativa e de sua criatividade.
Reforma protestante: Crítica à autoridade institucional da Igreja, valorização da interpretação da mensagem divina nas Escrituras pelo indivíduo, ênfase na fé como experiência individual.
Revolução científica: Rejeição do modelo geocêntrico de cosmo e sua substituição pelo modelo heliocêntrico, noção de espaço infinito, visão da natureza como possuindo uma “linguagem matemática”, ciência ativa x ciência o contemplativa antiga.
Redescoberta do ceticismo: A oposição entre o antigo e o moderno suscita a problemática cética do conflito das teorias e da ausência de critério conclusivo para a decisão sobre a validade destas  teorias. (MARCONDES, 2010, p. 162).
Trabalhos do bimestre:
 História da Filosofia: Períodos: Pré-Socrático; Clássico; Medieval; Moderna e Contemporânea.
Observação: INDIVIDUAL e MANUSCRITO!

2ª ANO
Neopitagorismo: “A escola pitagórica foi uma das mais destacadas escolas filosóficas do período pré-socrático, tendo inclusive influenciado o pensamento de Platão e o desenvolvimento do platonismo. Pitágoras foi o fundador da escola, mas as principais obras pitagóricas, de que nos chegaram fragmentos, foram de seu discípulo Filolau de Crotona (séc. V a.C,). O pitagórico Arquitas de Tarento, amigo de Platão, foi provavelmente responsável por seu contato com essa doutrina. No início da Academia houve uma aproximação entre o platonismo e o pitagorismo.” (MARCONDES, 2010, p. 89). O que podemos dizer que há de comum em ambas as escola é a valorização da matemática e também a questão da alma.
Neoplatonismo e a filosofia de Plotino:  "O neoplatonismo parece ter se originado em Alexandria no início do séc. III com Amônio Sacas, filósofo do qual pouco sabemos, exceto que foi mestre de Plotino. É possível que tenha sido mestre também do filósofo cristão Orígenes e até mesmo que tenha sido cristão, embora não haja evidências claras para tais hipóteses. [...] Na verdade o principal representante da escola neoplatônica foi Plotino (205-270), que após ter passado cerca de onze anos em Alexandria com Amônio, fixou-se em Roma, onde fundou sua escola (em 244) de grande influência e repercussão." (MARCONDES, 2010, p. 90).

Trabalhos do bimestre:
 Mito ou alegoria da caverna:  
Descrever o mito da Caverna
- Responder: Qual a relação do mito ou alegoria da caverna com o filme MATRIX?
Observação: INDIVIDUAL e MANUSCRITO!









Nenhum comentário:

Postar um comentário