Fonte: Vide rodapé
FILOSOFIA - Aula de 17 de março
Turmas: 2º e 3º ano
Objetivo: Separar os conteúdos a partir da próxima aula
I - Parte - Transição: Pré-socráticos, clássica, helenismo
Dando continuidade à tradição
filosófica, começamos nossa aula abordando o filósofo Empédocles de Agrigento, defensor da “doutrina dos quatro elementos”, a saber: fogo, água, terra e ar,
fragmento 17 (fr 17). Com esta teoria de certa forma ele sintetiza a proposta
dos filósofos ou pensadores anteriores a ele e a defesa de suas escolas. A
doutrina de Empédocles influenciou todo o pensamento da Antiguidade, chegando
ao Renascimento e ao início do período moderno. (MARCONDES, 2010, p. 34). A
escola Atomista: Leucipo de Abdera, é considerado o fundador desta escola,
tudo indica que foi discípulo de Zenão de Eleia. Porém, o conhecimento sobre
este filósofo se deu através de Demócrito, que desenvolveu o “atomismo”, doutrina que influenciou
toda a Antiguidade, sendo utilizada pelos epicuristas no helenismo, e por
Pierre Gassendi (1592-1655) no início do pensamento moderno. (MARCONDES,
2010, p. 34). Completamos aqui nossa revisão ao que se refere aos
pré-socráticos.
A partir de agora trataremos do
período clássico o qual vai fazer a transição para o “Helenismo”, encerrando a
“Filosofia Antiga” e iniciarmos a “Filosofia Medieval”. Neste momento temos a
mudança de “paradigma filosófico” que consiste no ato de mudar o foco da
filosofia da época, a qual vai deixar de explicar os homens e o mundo através
da natureza, e por Sócrates, Platão, Aristóteles e os sofistas, explicar os
homens e o mundo, a partir do próprio homem. Os sofistas como sabemos eram
pensadores que cobravam por seus ensinamentos, Sócrates inicialmente era um
deles. Estes pensadores ensinavam a “retórica” e a “oratória” como técnicas de
persuasão, muito utilizadas na política. O cidadão grego se valia destas
técnicas para na ágora, defenderem seus interesses políticos, ética e moral
faziam parte destes discursos políticos, e nas assembleias populares todas as
decisões eram tomadas a partir do voto destes cidadãos. Por isso a oratória e a
retórica eram importantes para o cidadão da polis (cidade).
J.J. / Professor
Bacharel em Filosofia
Site para pesquisa: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/sofistas.htm
Observação: Até o presente momento em função do que foi lecionado
o ano passado, ao tratarmos de história da filosofia ou tradição filosófica,
foi necessário que os conteúdos fossem o mesmo, tanto para primeiro como para o segundo ano, tendo em vista o segundo ano
passado não ter feito o primeiro ano comigo, por este motivo, os conteúdos das primeiras aulas serem idênticos, o objetivo é equiparar 1º e 2º ano em um mesmo nível, hoje 2º e 3º ano, corrigindo assim o problema causado pela troca de professores e livros
didáticos.
att. J.J.
Foto ágora/fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiQ1cOe7LvLAhVEjJAKHXpLB7sQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Friomais.benfeitoria.com%2Fideia%2Fagora-carioca&psig=AFQjCNFy3rtIGfSoOotfHdVyk4Up6XkxlQ&ust=1457896038824296
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