Powered By Blogger

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

 


Academia literária de Carandaí

Uma breve apresentação

ALC: Academia Literária de Carandaí, fundada em 24 de abril de 2024, data histórica em que Carandaí completou seu centenário. Esta realização vem de sonhos e desejos de amigos, que em momentos distintos e lugares também distintos tiveram este mesmo ideal como sonho. Quando em 2015/2017 João José (Presidente), escrevia seus poemas, e artigos para o Diário Regional de Juiz de Fora, e para a Revista Linha Direta, voltada para a educação, pensava juntamente com seu amigo e colega de faculdade o escritor Jonas Amaral, abrirem uma academia aos moldes da ABL, e inclusive criaram o Clube da Coruja, e posteriormente se tornou um grupo de WhatsApp chamado Clube dos Professores, o qual permanece, não foi possível a criação da academia, talvez não fosse o momento. Antecedendo esta época, por volta de 2012/2013, em Carandaí, a 136 Km de Juiz de Fora, as Sras. Adelaide Vitoreti, Eneida Bertolin, Márcia Paschoalin, e o Sr. Antônio Carlos de Albuquerque, também pensavam e alimentavam esta ideia genial. Mas, como nada acontece antes de seu tempo, tudo tem o seu momento... O tempo passou!

Ao retornar para Carandaí, depois de 37 anos longe, João José levou consigo esta ideia fixa em seu pensamento. E por Obra Divina, encontrou almas grandiosas, que aderiram a esta ideia, Marcia Paschoalin, Graça Nogueira, escritoras já reconhecidas em Carandaí, se juntaram e ao compactuarem dos mesmos objetivos, criaram a ALC. Assim surgiu a Academia Literária de Carandaí, e que agora lança seu primeiro projeto e para o qual contamos com sua ajuda e parceria, acessem o link, contribuam e compartilhem o máximo que puderem em suas redes sociais. Este é um grande projeto, que visa além de manter a tradição literária, preservar a norma culta, a gramática e nossa Língua Pátria, tem como objetivo, incentivar e lançar novos escritores. Desta forma a ALC, tem como presidente, João José da Silva, J.J.; Márcia Paschoalin, vice-presidente, Eneida Bertolin, secretária, Vânia Capistrano, tesoureira. O Conselho Fiscal é composto por Adelaide Vitoreti, Graça Nogueira, e Ma. José. Desta forma estão empenhados em difundir e promover a literatura local, e para isto contamos com sua ajuda, contribua, compartilhe, abaixo segue o link:

https://www.catarse.me/academialiterariadecarandai?ref=ctrse_coming_soon_email&utm=ctrse_coming_soon_email

Obrigado!

Atenciosamente,

João José da Silva

Presidente

 

 

 


sábado, 23 de março de 2024

 ESCOLA ESTADUAL CHIQUINHO DE PAIVA

FILOSOFIA – ENSINO MÉDIO

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL: 1º BIMESTRE

 P R O V A S

1º ANO REG1 e REG2 / 2º ANO REG1 e REG2 / 3º ANO REG1 e REG2

 

Filosofia: “Amor à Sabedoria” - Filósofo: Amido do saber.

A Filosofia surge no final do sec. VII e início do sec. VI a.C., na Antiguidade, com Tales em Mileto, na Região da Jônia, na Grécia Antiga, na Ásia Menor. A Filosofia provocando uma ruptura com a Mitologia; o “pensamento racional” toma lugar do “pensamento mitológico”. Tales afirma que a arque primordial é a água, e que dela todas as coisas se originam. Este é um pensamento que dá início ao pensamento científico na Physis, ou “Natureza Engendradora”.

Conceitos:

- Arque: Primeiro princípio; origem de todas as coisas.

- Cosmos: Universo organizado; perfeito.

- Logos: Discurso racional.

- Mito: Pensamento especulativo.

- Escola de Mileto: 1ª Escola Filosófica.

> A Filosofia: Questiona, Critica e Conceitua.

    FILOSOFIA CLÁSSICA (2º e 3º Ano)

    A Filosofia Clássica surge a partir do pensamento de Sócrates, onde a Physis é deixada de lado, ou seja, os filósofos começam a deixar as pesquisas na natureza e no cosmos e voltam suas questões ao homem, ou seja, não é mais a natureza responsável pela realidade humana, mas o próprio homem. É ele o protagonista em sua realidade. Neste momento, a Democracia se fortalece; a Ética, a Moral, e a Política ganham força nos debates realizados nas Assembleias em reuniões na Ágora (espaço físico onde aconteciam as reuniões). Os principais filósofos clássicos foram, Sócrates, Platão e Aristóteles. Nesta época também os sofistas se manifestaram vendendo seus ensinamentos, os mais famosos foram Protágoras e Górgias.

 

T E S T E S

 

1º ANO REG 1 e 2

Mitologia Grega: A Mitologia Grega é baseada nos “deuses” do Olimpo, os quais eram responsáveis pelos fenômenos naturais e a realidade humana.

DEUSES: ZEUS: deus supremo dos deuses; AFRODITE: era a deusa do Amor e da sexualidade; HERMES: o deus do comércio; HERA: deusa do nascimento e do casamento, símbolo da monogamia e da fidelidade; POSEIDON: deus dos mares e dos rios, responsável pelas tempestades, enchentes e terremotos e considerado o patrono dos marinheiros; ATENA: a deusa da sabedoria; ARES: o deus das guerras; DEMÉTER: deusa da agricultura; APOLO: deus do sol, da música, das artes; ARTEMIS: deusa da caça, da vida selvagem, protetora das mulheres e do parto; DIONÍSIO: deus do vinho, das festas, da alegria e do teatro; HEFESTO: deus da tecnologia

Semideuses: “São chamados de semideuses os filhos dos deuses com humanos”

            Heróis gregos: Hércules; Aquiles; Teseu; Odisseu; Perseu; Jasão; Belerofonte; Orfeu; Cadmo; e Atalanta (feminina).  

            2º e 3º ANO

LÓGICA ARISTOTÉLICA

A Lógica aristotélica é baseada no SILOGISMO.

SILOGISMO: É dedutivo com duas proposições ou premissas com uma conclusão, exemplo: 1) Todo homem é animal; 2) Sócrates é homem; 3) Logo: Sócrates é animal (conclusão).

3º Excluído: Só existem duas possibilidades, ou seja: ou é não é, exemplo:

Não existe uma terceira possibilidade uma coisa É ou NÃO É.

Não contradição: É um princípio de identidade, ou seja, uma coisa que É, não pode NÃO SER, exemplo um círculo não pode ser um quadrado, isto é uma contradição, outro exemplo, um triângulo de tem três lados, caso contrário não é um triângulo.

Tabela verdade: Tabela verdade é um dispositivo utilizado no estudo da lógica matemática. Com o uso desta tabela é possível definir o valor lógico de uma proposição, isto é, saber quando uma sentença é verdadeira ou falsa.