Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de abril de 2016

1º Ano - Filosofia - Aula do dia 05/05/2016 - Filosofia e mitologia - E.E. Cel. Manuel Carneiro

Cavalo de Tróia
Fonte: Vide rodapé

Aula do dia 05/05/2016  -Capítulo 2 – Livro didático – página 22
Filosofia e Mitologia
A filosofia surge como nova perspectiva de ruptura com a mitologia, pois esta dominava a cultura de um povo que começa a se despontar para a história como precursores do pensamento científico-filosófico, através dos pensadores pré-socráticos, os quais foram conhecidos e denominados por Aristóteles como physiólogos, ou seja estudiosos da physis, ou natureza. No século VI a. C., Tales de Mileto irá propor a água como arque, ou princípio originário de todas as coisas. Posteriormente a ele, Anaximandro e Anaxímenes, irão propor o apeíron (indeterminado) e o ar, como arque.
A mitologia perde espaço, e a força do pensamento racional ganha terreno a partir de Sócrates, porém, antes do período clássico, outros pensadores muito importantes irão propor novas fundamentações para explicações sobre o Universo, a natureza e o homem, questionando inclusive o próprio ser, são eles: Anaxágoras, Parmênides, Heráclito, Leucipo, Demócrito, Empédocles, Zenão, Filolau e outros. Estudar livro didático: Páginas 10 a 19
Por: J.J. - Professor

Foto/fonte: https://www.google.com.br/search?tbs=simg%3Am00&tbnid=HrB6yVyN6njTjM%3A&docid=_hv5XmSby5apSM&bih=623&biw=1366&tbm=isch&ved=0ahUKEwjy1Liq36PMAhXGGJAKHUJUAIsQhxwICA

2º Ano - Filosofia - Aula do dia 05/05/2016 - Sócrates e os sofistas - E.E. Cel. Manuel Carneiro

Sócrates
Fonte: Vide rodapé
Sócrates e os sofistas
Segundo Marcondes, “o pensamento de Sócrates é um marco na constituição de nossa tradição filosófica”, ele afirma isto por ser a partir do pensamento de Sócrates que os pensadores ou filósofos vão deixar de se preocupar com physis, voltando seus interesses à formação do homem como cidadão da polis, neste contexto vão aparecer os sofistas, Górgias, e Protágoras são os mais conhecidos, é característica dos sofistas a cobrança pelos seus ensinamentos, bem como o relativismo em relação a ética e moral, para eles o importante é persuadir, ou seja convencer e assim galgarem vantagens, atingindo o sucesso, desta forma, ensinam a boa eloquência através da oratória e retórica, o discurso é o meio para se conseguir os objetivos.
“Sócrates marca o nascimento da filosofia clássica, a qual será desenvolvida por Platão e Aristóteles, estes três filósofos têm em Sócrates as bases de seus pensamentos, os quais são contra as práticas políticas da época, onde a necessidade de independência do pensamento é explícita pela primeira vez em nossa tradição” (MARCONDES, 2010, p.40 e 41).
Por: J.J. - Professor


Foto/Fonte: https://www.google.com.br/search?tbs=simg%3Am00&tbnid=0PH8oT1_BYgVpM%3A&docid=HXjWcc1h8Un2IM&bih=667&biw=1366&tbm=isch&ved=0ahUKEwjkr6eQ2KPMAhXFhpAKHRJxD0QQhxwICA

3º Ano - Filosofia - Aula do dia 05/05/2016 - ARISTÓTELES - E.E. Cel. Manuel Carneiro

Platão e Aristótles
 Fonte: Vide rodapé


                     ARISTÓTELES
               Antes de entrarmos no estudo de Aristóteles, vamos lembrar que este era discípulo de Platão, o qual por sua vez foi discípulo de Sócrates, observamos que são os filósofos do período clássico da filosofia e que combateram tenazmente as propostas filosóficas dos sofistas, os quais eram relativistas, e através de seus ensinamentos encaminhavam os cidadãos para o sucesso na política através da persuasão, ensinando uma boa eloquência através da retórica e oratória, lembrando que os sofistas mais famosos são Górgias e Protágoras.
              Nascido em Estágira (hoje Stravó), na Macedônia, era filho de um médico da corte do rei Amintas II e talvez tenha tido alguma formação médica. Após a morte de Platão, Aristóteles rompe com seus ensinamentos e elabora seu sistema filosófico, fazendo uma crítica ao pensamento de Platão, em especial à teoria das ideias. Desta forma, o platonismo e o aristotelismo serão na Idade Média os dois grandes eixos do ensino. (MARCONDES, 2010, p. 69).
Por: J.J. - Professor

Fonte/Foto:  https://www.google.com.br/search?tbs=simg%3Am00&tbnid=QM9vQZtvJISRZM%3A&docid=DXJ5WaYfKQH6NM&bih=623&biw=1366&tbm=isch&ved=0ahUKEwiTm8Ho2KPMAhUCiZAKHciZDiIQhxwICA






segunda-feira, 18 de abril de 2016

IEE / ESCOLA NORMAL - 1º ANO - Ensino Médio

Foto/Fonte vide rodapé

Origem da Filosofia / Escola de Mileto
A Filosofia nasce no século VI a.C., em Mileto colônia grega, na Jônia, Ásia Menor. Devido ao grande fluxo no Mediterrâneo de navegadores de diversas partes do Mundo conhecido até então, Ásia, Oriente e Europa Ocidental, havia um intercâmbio de culturas. Este entrelaçamento de culturas proporcionou ao homem grego a capacidade de observar que todos tinham formas diferentes de explicar as mesmas coisas, como por exemplo, a origem do homem e do “Mundo”, eram os mitos. Tales um dos sete sábios da Antiguidade grega observou que todas as coisas vivas tinham uma relação com a umidade, por isto, chegou à conclusão que a água, era a origem de todas as coisas, desta forma, instituiu-a como a arque, ou substância originária de todas as coisas. Teles teve dois discípulos, Anaximandro e Anaxímenes, que propuseram duas arques distintas a água, o apeíron e o ar, respectivamente. Estes três filósofos constituíram então a primeira escola filosófica, a Escola de Mileto. A palavra Filosofia, origina-se de “philos”, amor ou amizade, e “Sophia”, sabedoria, literalmente, Filosofia significa: “Amor ou amizade pela sabedoria”.

Obs.: Texto básico para as provas do dia 25 e 29 abril, devido ao início das aulas ao final do bimestre... Gostaria de resaltar que, o conteúdo será compledo com o trabalho solicitado que deverá ser entregue no dia da prova.

Trabalho: Pesquisa sobre a "Origem da Filosofia" e "Escola de Mileto".
A prova prova terá dez questões, incluindo a recuperação, sendo que somente a décima questão é aberta, as demais são de múltipla escolha. Observo ainda que todas as questões podem ser respondidas somente com este textos. Parafraseando Descartes, a solução do problema se encontra nele mesmo... Obrigado, e boa prova!
J.J.

Escola Normal/Foto: Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj_ibuezZnMAhVJFZAKHcSaDfgQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fwww.ricardoarcuri.com.br%2Fjfora%2Fcolegfaculd%2Fescolanormal%2Findex.html&psig=AFQjCNEDZcn-GmGw4cPwKgNAMgOkpyPrTA&ust=1461117517146946


quarta-feira, 6 de abril de 2016

FILOSOFIA - Questões abertas - 1º Bimestre - 3º Ano EM


TERCEIRO ANO


06)      O período clássico é marcado por três filósofos importantes, Sócrates, Platão e Aristóteles. O homem passa a ser o senhor da razão, ou seja, as explicações para a vida, o Universo e tudo que existe não está mais na natureza, mas a razão humana é capaz de procurar e encontrar as resposta. Como você entende este fato?

07)     Ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional, este é um dos conceitos de modernidade.  Como você entende ou explica esta colocação? Pode dar um exemplo? Ou não concorda, por que?

08)      Como você difere a filosofia de Sócrates e a filosofia postulada pelos sofistas, explique?

09)      Como você explica a retórica e a oratória em sua praticidade, ou seja, para que os sofistas as ensinavam ou para que serviam?



10)      A filosofia surge em Mileto por ser uma polis litorânea, ou seja, está envolvida no intercâmbio de culturas devido às navegações comerciais e até mesmo de guerra que tinham o mediterrâneo como rota. Disserte sobre tal fato usando suas palavras.

Estudem! Boa Sorte ! J.J.

FILOSOFIA - Questões abertas - 1º Bimestre - 2º Ano EM


SEGUNDO ANO
    
06)      O período clássico é marcado por três filósofos importantes, Sócrates, Platão e Aristóteles. A partir de Sócrates a physis deixa de ser um instrumento de pesquisa filosófica, passando o homem a ser a própria fonte para a busca destas respostas, ou seja, para a vida humana e para a natureza e o Universo. Como você entende este fato?

07)      Conceito de modernidade: Ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional. Como você entende ou explica esta colocação? Pode dar um exemplo?

08)      No período clássico, os “sofistas” que são contemporâneos de Sócrates vão se tornar seus opositores, aqueles que cobram por seus ensinamentos, ensinavam retórica e a oratória como instrumentos de persuasão como instrumento político. O que você entende por persuasão, levando-se em conta que o indivíduo persuadido, é convencido a apoiar politicamente outro, ou ir politicamente contra o outro? Ou seja, o que vem a ser persuasão no seu entendimento?

09)      Disserte sobre os sofistas, usando suas palavras:


10)      A filosofia evolui e o homem vai descobrir que a “razão” está com o homem. Explique: 

        Estudem! Boa Sorte! J.J

FILOSOFIA - Questões abertas - 1º Bimestre - 1º Ano EM


PRIMEIRO ANO 

Pág. dos textos para responder: Q 06) e Q 07) p. 10 e 11 / Q 08) p. 12 e 13 / Q 09 e  Q10 p. 14 e 15

6)         “No meio do Caminho”, de Drummond, teve várias interpretações. Leia o poema na página 11 e dê sua interpretação, dissertando e justificando seu ponto de vista.

7)         Pensar é transformar o mundo... Foi por meio do pensamento que o homem produziu o conhecimento para resolver os problemas, dificuldades e incertezas. Você concorda com esta afirmativa, disserte justificando seu ponto de vista.

8)         A Filosofia foi definida por várias maneiras. Entendendo que literalmente ela seja, amor ou amizade pela sabedoria, como você explica isto? Dê um exemplo.

9)         A Filosofia e suas Origens gregas, teve início em Mileto, situada na Jônia, Ásia Menor. A Grécia é um país europeu. A Filosofia nasce em Mileto. Considerando-se esta colônia estar Jônia, onde nasce a Filosofia, na Europa, ou na Ásia? Como você definiria este fato? Justifique?


10)       Para Heráclito, o LOGOS é o princípio racional de inteligibilidade (Inteligência), que tudo organiza e ordena para a composição do Kosmos (4º parágrafo, página 15). Como você entende esta posição de Heráclito, considerando-se que LOGOS, pode ser traduzido como RAZÃO. Em outras palavras, o pensamento criador de todas as coisas no Kosmos (UNIVERSO). Explique com suas palavras... Usando a sua razão, ou seu logos. Todas as informações que você precisa estão neste parágrafo.

Estudem! Boa Sorte! J.J.